470 Anos de Fé e Devoção - Romaria 2019
Na tentativa de buscar uma explicação para o que acontece no mês de agosto em todos os anos desde 1550, a resposta é mais simples do que qualquer historiador poderia nos dar: "Ela é nossa Mãe!"
Comemorar 470 anos de fé e devoção a Nossa Senhora d'Ajuda, além de um grande desafio, é uma satisfação indescritível.
Os obstáculos vencidos pelos devotos da Mãe d'Ajuda para chegar ao Santuário Mariano mais antigo do Brasil não pode ser mensurado, tão pouco traduzido em palavras. As lágrimas de gratidão, o sorriso de satisfação, o olhar carinhoso de filho para mãe... Todos esses gestos amenizam as dores, o cansaço, as dificuldades de cada um.
Como explicar a "loucura", nos tempos atuais, de quase 1000 pessoas se inscreverem para andar os mais de 60 km que separam duas cidades tendo por objetivo chegar neste Santuário? Fé e Devoção, gratidão, compromisso.
Como explicar as pessoas com limitações de locomoção visíveis aos nossos olhos, viajar por longos trechos para simplesmente estarem "próximos" da Mãe d'Ajuda? Fé e Devoção, gratidão, compromisso.
E é justamente essa manifestação de fé e devoção, que nos motiva, cada vez mais, a trabalhar para acolher os filhos e filhas de Nossa Senhora d'Ajuda.
Temos muitos desafios a superar ainda. Restaurar a Fonte Sagrada, o primeiro milagre registrado de Nossa Senhora d'Ajuda, é um deles.
O descaso e a falta de respeito fez com que a Fonte Sagrada, responsável pelas primeiras romarias, se transformasse o banheiro da santa. Um termo chulo, usado principalmente após a explosão do turismo em Arraial d'Ajuda. Mas, que ficou marcado, tornando-se alvo de vandalismo e desrespeito.
Esqueceram o valor espiritual daquele local. A água milagrosa, mencionada em cartas jesuíticas, atraía no século XVI pessoas das outras capitanias, sendo inclusive "exportada" para a coroa portuguesa.
São inúmeros os relatos de curas alcançadas após utilizar a água da fonte.
A pequena imagem de terracota passa, desde então, passa ser venerada como a santinha milagrosa, aquela que ouviu e atendeu as necessidades do povo.
Cada celebração da Novena é cuidadosamente preparada, tendo por objetivo homenagear a Mãe d'Ajuda.
Neste ano, a renovação das promessas batismais, realizada na Fonte Sagrada, após a Procissão Luminosa, provocou forte emoção nos fiéis e em todos que de alguma maneira contribuíram na recuperação e restauração da Fonte Sagrada.
Escreve Pe. Casimiro Malolepszy CSsR, Reitor do Santuário Nossa Senhora d'Ajuda, após a celebração: "Gente, o 'momento da Fonte' (e olha gue eu não gosto de momentos!) foi um marco fantástico! A simplicidade nobre daquela celebração mexeu comigo e, eu sei, com muita gente. A procissão luminosa... Obrigado aos que idealizaram, prepararam, executaram e ainda conseguiram vivenciar este momento com o espírito orante!"
A Procissão luminosa, anteriormente mencionada, iniciou-se logo após a Eucaristia, celebrada na noite do dia 14 de agosto. Os fieis e devotos presentes que puderam participar, saíram do Santuário em direção ao Mangueiro da Santa, passando pela Fonte Sagrada.
O Mangueiro da Santa, área que pertence ao Santuário Nossa Senhora d'Ajuda, estava locado. Em anos anteriores a locação, era utilizado para acolher os animais dos romeiros que vinham a pé ao Santuário Nossa Senhora d'Ajuda. Enquanto locado, ficou conhecido por Hípica d'Ajuda. É necessário que o espaço fique sob a administração do Santuário. Pois, são inúmeras as ações sociais e as atividades pastorais da Igreja, que necessitam de um espaço adequado para serem desenvolvidas.
No Mangueiro da Santa a 12 Produtora organizou os eventos culturais, bem como preparou com a ajuda de benfeitores, o espaço tornando-o mais acolhedor.
Juntamente com a Renovação Carismática Católica, o Santuário Nossa Senhora d'Ajuda proporcionou aos fiéis show inédito em Arraial d'Ajuda: Walmir Alencar com a Banda Adoração e Vida.
O ponto máximo da Festa de Nossa Senhora d'Ajuda, a Procissão levando a imagem da Gloriosa Santa, é muito aguarda, até por aqueles que não participam da Novena e nem da Missa festiva. Afinal, qual surpresa foi preparada para o andor? Como estará ornamentada a Mãe d'Ajuda?
Uma caravela "navegando" no meio do mar de fiéis e devotos, levando a Mãe d'Ajuda! O tema não poderia ser diferente. Afinal, estamos comemorando a chegada da imagem de Nossa Senhora d'Ajuda no meio de nós. A ideia foi sugerida por uma senhora nativa e muito devota de Nossa Senhora d'Ajuda, d. Antônia Jorge dos Santos.
A saída da procissão este ano foi motivo de grande dúvida e aflição para muitos devotos. Foram muitas as ligações telefônicas os questionamentos presentes, todos querendo saber se ia ou não sair, pois, o tempo não estava cooperando. Chuva, vento e frio. Mas, quis Deus, que a Mãe de Seu Filho Amado, percorresse as ruas do Arraial, sendo levada por seus fiéis e devotos. Bastou ela chegar a lateral da Igreja que a calmaria foi se aproximando. E como estava linda!
Contar 470 anos de fé e devoção a Nossa Senhora d'Ajuda em apenas 10 dias, é impossível! Tamanha é a fé de todos os seus devotos ao longo de todos esses anos romarias. Mas, quem participa ano após ano ou quem assiste pela primeira vez, pode sentir através da manifestação de fé dos devotos de Nossa Senhora.
Os relatos dos milagres e graças alcançadas são inúmeros. Difícil não nos emocionarmos com as mais diferentes, e ao mesmo tempo similares, testemunhos contados.
Os Missionários Redentoristas, atuais administradores do Santuário Nossa Senhora d'Ajuda, se empenharam ao máximo para fazer uma bela festa e dá-la de presente aos Romeiros de Nossa Senhora.
470 anos de Fé e Devoção! Salve Senhora d'Ajuda, Gloriosa Santa!
Terezilda D. dos Santos
Assistente Administrativa
Santuário Nossa Senhora d'Ajuda
Comentários