Nossa Senhora d'Ajuda



A pequena imagem de Nossa Senhora d'Ajuda, localizada no altar-mor, na parte superior, foi trazida pelos padres jesuítas em dezembro de 1549, pelo então Pe. Vicente Rodrigues e superior Francisco Pires.

Dois anos após a sua chegada, Pe. Francisco Pires fundou a Casa de Nossa Senhora d'Ajuda, bem como a ermida, para abrigar a imagem milagrosa.

O significado da evocação "AJUDA" seria originalmente, a intenção de Maria, que aos pés da cruz teria intercedido pelos homens junto ao seu Filho. Muito associada aos soldados e aos navegantes, no período das descobertas e colonização. No Brasil, é das mais antigas devoções.

Por ter sido a "corresponsável" pelo "milagre da fonte", quando aqui estavam para construir a casa de Nossa Senhora, passou a ser considerada milagrosa. E, desde então, muito visitada de Romarias.

No interior do Santuário é possível encontrar, na Sala dos Ex-Votos, centenas de manifestações de agradecimentos por graças alcançada, deixadas por seus devotos ao longo dos séculos.

Assim nasceu o Arraial d'Ajuda, pequeno povoado que leva o nome da santa milagrosa, que atraiu e atrai até os dias atuais muitos devotos e visitantes.

A festa em homenagem a Nossa Senhora d'Ajuda acontece no mês de agosto, com celebrações de Missa com Novena do dia 06 ao dia 14 e Missa festiva com procissão, no dia 15 de agosto.









Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.