Fonte Sagrada


"Tem esta egreja um bello altar da Saudação de Nossa Senhora, e uma bella fonte, muito amada do nosso padre Manoel da Nobrega. Quando se edificava a casa, esta fonte se abriu (ao que parece) milagrosamente, porque estando um homem sobre uma arvore a cortal-a, alevantou-se a terra com ella e arrebatou o homem sem que o menor perigo lhe viesse, e assim brotou no logar onde foi a arvore uma fonte, bebendo da qual vários enfermos sararam e todos sem mais se curam. Si isto houvesse acontecido em outro logar, tornava-se objecto de grande devoção, qual outra Guadalupes." (trecho da carta do Padre Ambrósio Pires de 15 de junho de 1555 - Cartas Jesuíticas II - Cartas Avulsas, 1550-1568)

Em meados do sec. XVI até meados do séc. XVIII a Fonte de Nossa Senhora d'Ajuda, atrai romeiros e devotos que buscam a cura para o corpo e a alma.

No escrito "De algumas coisas mais notáveis do Brasil", publicado na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Tomo 94 - Vol. 148, 1923) encontramos o seguinte relato de alguns milagres atribuídos a água da Fonte Milagrosa. Segue os primeiros citados na lista:

"- Um homem por nome de Alvaro Pires Galego, morador em Santo Amaro e mordomo da casa de Nossa Senhora foi mordido por uma cobra e estando para cortar a perna que tinha herpes, se lavou com esta água que mandou buscar e assim adormeceu e se achou são e acordando logo veio à Casa de Nossa Senhora.
- João Lobato foi são de umas camaras de sangue e doutra soença lavando-se com esta água em 1552. Alvaro Pires Galego jurou que parido uma sua comadre Lianor Nunes, moradora em Santa Cruz suas crianças do mesmo ventre. Uma nascera quebrada e lavando-se aqui nesta fonte ficou transpassada mas logo sã (1558).
- No ano de 65 Jorge Dias tinha um filho o qual lhe deu o ar e lhe punha a boca de tras e era ofego em 9 dias foi são.
- Gonçalo Dias nasceu-lhe uma esponja em 9 dias indo a casa se achou são e apalpando-lhe caiu na mão (a esponja).
- Gaspar Nunes tinha um filho quebrado antes de 9 dias com esta água foi são.
- Lopo Gonçalvez morador em Pernambuco não tinha filhos. Levou desta água a sua mulher que se lavasse e bebesse que teriam filhos. Fez a mulher com boa fé e concebeu uma filha e é já casada. Testemunham o Pe. João de Mello e irmão Manoel Tristão e Alvaro Pires..."

Diante de tais registros, é possível verificar que a Fonte Milagrosa, foi a responsável pelo início das Romarias.

Atualmente, assim como no passado, testemunhamos os devotos romeiros de Nossa Senhora d'Ajuda levando para o lugar de origem a água. E são muitos os relatos de milagres atribuídos a interseção de Nossa Senhora d'Ajuda e da água da Fonte Milagrosa.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.