Missa em honra a N. Sra. d'Ajuda


Trazida em 1549, pelos padres da Companhia de Jesus, os jesuítas, Nossa Senhora d'Ajuda, até então venerada como medianeira para os navegadores, tornou-se a intercessora maior para os necessitados.

Senhora da Ajuda, Mãe que advoga junto ao seu Filho por todos aqueles que clamam por sua poderosa ajuda, após o milagre da Fonte Sagrada tornou-se conhecida por toda costa brasileira.

A Casa de Nossa Senhora d'Ajuda, bem como a ermida, construída para abrigar a santinha milagrosa, tornou-se então destino de muitas romarias.

Os milagres atribuídos a sua poderosa interseção estão, em parte, expostos na Sala de Ex-Votos do Santuário.

Vir em Romaria, após ter uma graça alcançada era quase que uma obrigação do devoto da Virgem d'Ajuda, conforme podemos ler no trecho a seguir:


Francisco Romeiro tendo uma negra de parto que lhe atravessou a criança foi a Igreja encomendá-la a Nossa Senhora e prometeu de vir a negra sarada. Sarou mas, a negra não quis cumprir a Romaria e morreu de outro parto. (1)


Em outra situação podemos ler sobre as chamadas "medidas de Nossa Senhora". uma tradição de fé muito comum em pequenas povoações.


Simão Daveiro tinha um filho muito chagado. Tomou a medida de Nossa Senhora e pôs-lhe ao pescoço e em três dias sarou. (2)

Na tradição popular, a "medida de Nossa Senhora" era uma fita, de cetim ou algodão, cortada no exato tamanho da imagem milagrosa (31cm) e que era amarrada ao pulso ou no pescoço, fazendo-se o pedido a Nossa Senhora.

As Romarias, foram as corresponsáveis pelo surgimento do então Povoado de Nossa Senhora d'Ajuda, hoje, Arraial d'Ajuda, distrito da Cidade de Porto Seguro.

Celebramos os festejos da padroeira do Arraial d'Ajuda no mês de agosto. De 6 a 14 de agosto acontece a Novena preparatória. E, no dia 15 de agosto a Festa de Nossa Senhora d'Ajuda, com Missa festiva às 9h e Procissão às 15h.

Além da festa e das celebrações já existentes no Santuário [ver Horários], no dia 15 de cada mês, os devotos de Nossa Senhora d'Ajuda se reúnem para uma celebração especial: a Missa em honra a Nossa Senhora d'Ajuda.

Sendo esta uma ação da atual administração, a Missa em honra a Nossa Senhora d'Ajuda tem por objetivo difundir a devoção Naquela que no início da Colonização era muitíssimo conhecida e venerada. 

Fontes:
(1)(2) - 
De algumas coisas mais notáveis do Brasil - Revista do Instituto Histórico. Pág. 372. Arquivo Bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1904

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.