Santuário Nossa Senhora d'Ajuda


A primeira notícia da Igreja é do Padre Antônio Pires, ao escrever, em 02 de agosto de 1551 aos irmãos da Companhia:

"Fez-se uma ermida ali a qual é muito visitada de romarias" (Cartas Jesuíticas II - Cartas Avulsas, 1550-1568 - Publicações da Academia Brasileira).

Em 22 de setembro de 1583, visitam-na em Romaria, os padres Cristóvão de Gouveia, José de Anchieta (hoje santo), Fernão Cardim e outros jesuítas. Cardim refere-se à Igreja: "Havia naquela pequena Igreja um altar de saudação da Senhora, com seu retábulo ou imagem móvel, que se podia retirar com facilidade e era pintura maravilhosa e devotíssima."

A primeira ermida, cuja construção é atribuídas aos padres jesuítas Vicente Rodrigues e Francisco Pires, acolheu os devotos e romeiros até 1772, quando por ordem do ouvidor de Porto Seguro, desembargador José Xavier de Monteiro, reedificou a igreja tomando o atual formato. Escreve José Xavier de Monteiro em uma carta datada de 01 de abril de 1772:

"Fiz tão bem reedificar de esmolas... por bons artífices à moderna e de pedra e cal a Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, de todo o corpo e frontispício." (Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados - Vol. 44 - Módulo III - Recôncavo & Extremo Sul. Porto Seguro - Santa Cruz Cabrália / Bahia, IPHAN, Igreja de Nossa Senhora d'Ajuda - Ministério da Cultura - 7ª Coordenação Regional - Salvador, 1996).

De acordo com o mesmo documento, a "Igreja de Romaria", originária do século XVI, reconstruída em 1772, mantém a sua portata original. 

Algumas Restaurações e intervenções (de acordo com o Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados do IPHAN:

1966 - O interior da nave é decorado com painéis.
1969 - Reparo do telhado e pintura externa pela SPHAN.
1973 - Pintura externa e consertos no telhado patrocinados pela Comunidade.
1983 - Restauração geral do telhado, piso e esquadrias, pela comunidade local.

Atualmente o telhado do Santuário, em especial sobre o altar, apresenta infiltrações e goteiras, necessitando de intervenção.

Recebendo o título de Santuário Nossa Senhora d'Ajuda, é esta edificação:
- O Primeiro Santuário Mariano no Brasil;
- O marco inicial da Vila de Nossa Senhora d'Ajuda, hoje Arraial d'Ajuda.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.