O Milagre de Alvaro Pires Galego
"Pareceu-me bem por aqui alguns milagres que Nossa Senhora fez por serem autênticos e feita inquisição pelo administrador. Lavando-se com esta água um homem por nome Alvaro Pires Galego morador em Santo Amaro e mordomo da casa de Nossa Senhora, uma cobra lhe mordeu e estando para lhe cortar a perna que tinha herpes, se lavou com esta água que mandou buscar e assim adormeceu e se achou são. Acordando logo veio à Casa de Nossa Senhora."
(De algumas coisas mais notáveis do Brasil - Revista do Instituto Histórico. Pág. 372. Arquivo Bibliográfico da Biblioteca da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1904)
Pouco se sabe desse personagem que aparece em outros relatos milagrosos atribuídos a interseção de Nossa Senhora d'Ajuda. Fato é que Alvaro Pires Galego trabalhou com os padres jesuítas. O mesmo é citado como "mordomo da casa de Nossa Senhora". Casa essa que foi construída em 1551, segundo relatos históricos.
Nas páginas da Revista do Instituto Histórico, dedicada aos relatos da Capitania de Porto Seguro, é possível ler além desse trecho, outros muitos milagres, comprovados pelo administrador local, cujo nome não é revelado.
Comentários